Como dirigir nos Estados Unidos (dicas de trânsito) - Parte I

SemáforoDirigir nos Estados Unidos é muito mais fácil do que se imagina. As leis de trânsito são mais respeitadas, fazendo que até mesmo a ausência de energia nos semáforos não seja razão para pânico. Tudo flui tranquilamente.

O Estados Unidos da América é o país dos carros. Somente em 2010 haviam cerca de 251 milhões de veículos1 - quase um por habitante. Destes, cerca de 238.3 milhões são classificados automóveis de passeio, entre carros e SUVs. Com tantos automóveis, o país estruturou suas cidades e rodovias para permitir a boa circulação e possibilitar a acomodação de toda a frota. Esta estrutura inclui, claro, regras de trânsito facilmente aplicáveis.

1. "Federal Highway Administration, number of drivers and motor vehicles since 1960"

Saiba como são os americanos ao volante, o que fazer para alugar um carro e andar pelas estradas e cidades.

Como os EUA é um país com estados independentes na legislação, as leis de trânsito podem sofrer pequenas variações. Por exemplo, em Nevada é possível virar à direita quando o sinal do semáforo está vermelho. Já em outros estados, apenas quando a luz está verde é possível fazer esta ação.

Mas afinal, o que é importante saber para dirigir bem nos Estados Unidos? Quais as principais regras de trânsito em vigor?

Para introduzir as regras de direção vigentes em Nevada (mas também em outros estados dos EUA), preparamos uma lista com os principais pontos a saber:

Placa de limite de velocidade1) Limites de velocidade:

Os limites de velocidade devem ser sempre respeitados. Há policiais espalhados por toda a cidade, sempre atentos a qualquer violação.

Se a velocidade máxima permitida é 45 mph (milhas por hora), o ideal é andar entre 40 e 45 mph. Nem mais, nem menos. As multas ocorrem tanto para os que estão acima quanto para os que estão muito abaixo da velocidade permitida.

Mas atenção!!! Sempre siga a velocidade do fluxo de veículos! Se algum veículo tiver que ser multado, será sempre o primeiro (o que está puxando o tráfego). Se o limite de velocidade é de 35 mph e os carros à sua frente estão dirigindo a 60 mph, siga o fluxo e mantenha a velocidade, pois em velocidade menor, quem estará atrapalhando o trânsito será você.

Placa de STOP

2) Stop Sign:

A placa de STOP realmente significa "PARE", portanto é necessário reduzir a velocidade e parar, mesmo que apenas por 01 segundo.Carro policial disfarçado

Curiosidade: Existem policiais à paisana, com veículos aparentemente normais. A única diferença nos carros é a presença da sirene, que fica próxima ao retrovisor (veja a foto ao lado). Para não ser surpreendido com um flagra destes policiais, siga sempre à risca as regras de trânsito.

4-way stop

3) 4-Way Stop:

Esta placa é colocada em cruzamentos onde não há semáforos. Significa que todos os veículos devem parar, saindo primeiro os veículos que chegaram primeiro ao cruzamento/intersecção. Portanto, quando você estiver dirigindo e se deparar com esta placa, fique atento à ordem de chegada dos veículos, pois existe um momento certo para sair e atravessar o cruzamento. Em caso de falta de energia nas placas luminosas (semáforos), a regra do 4-way Stop prevalece, saindo primeiro quem chegar primeiro.

4) All way STOP:

All way stop3-way stop

Mesma regra anterior, porém é utilizada em intersecções que possuem mais sentidos.

Uma outra variação é para o 3-way STOP, que é utilizada em intersecções em formato de T - ou seja, com 03 sentidos apenas.

5) Convergir à direita quando o sinal está fechado:

Mesmo em sinais onde a luz está vermelha, indicando proibição, é possível virar à direita se o trânsito permitir. Isto ocorre porque a conversão à direita - para os carros que já se encontram na pista da direita, claro - não atrapalha o trânsito.

Carro virando à direita no sinal fechado

Atenção! Em nenhuma outra hipótese é permitido virar quando o sinal estiver vermelho. Independente do local, horário e condições, a regra do trânsito deve ser sempre respeitada.

No turn on redAlgumas ruas e avenidas não permitem esta conversão, mas quando isto ocorre há uma placa sinalizando a proibição. Um exemplo comum é esta placa retangular branca, que avisa que não é permitido virar à direita quando o sinal está vermelho.

Outro detalhe importante a ser lembrado é que o pedestre tem a preferência, sempre! Existem semáforos para pedestres, mas uma vez que eles coloquem o pé na faixa de cruzamento, a preferência é deles. Lembrem-se que a vida está em primeiro lugar!

6) Sirenes ou luzes - Veículos de emergência:

Sempre que ouvir a sirene de carros de emergência (polícias, bombeiros, ambulâncias e até mesmo caminhões de reboque) é necessário reduzir a velocidade e, na maioria das vezes, parar - esteja o veículo no mesmo sentido da pista ou não. Normalmente os carros que estão na outra pista só param quando há um canteiro central dividindo os sentidos. Além disso, é prudente liberar a pista para facilitar a locomoção dos veículos, como já é normal nas regras de trânsito da maioria dos países.

Para não haver dúvidas sobre a mudança de faixa ou sobre parar o carro, recomenda-se seguir o fluxo. Esta atitude sempre evita contratempos.

Uma observação pertinente: Nos estados Unidos, se a sirene está ligada é porque realmente trata-se de uma emergência. Não existe o abuso da lei ao ligar a sirene apenas para conseguir sair de um trânsito congestionado.

Na imagem abaixo, os carros estavam parados enquanto a ambulância circula entre os veículos. Esta conduta é bastante utilizada em Nevada.

Dirigir nos EUA

7) Retornos (U-turn)

No U Turn No U turn

Em Nevada os retornos geralmente são permitidos na maioria das ruas, desde que haja segurança. Normalmente eles são proibidos apenas nos seguintes casos:

  • Quando há placa indicativa da proibição;
  • Em área própria para negócios (Business Area), exceto em uma interseção ou em uma área apropriada para retornos;
  • Em curvas;
  • Em local onde há menos de 500 metros de visibilidade em ambos os sentidos.

8) Virar à esquerda ou direita:

Conversões à esquerda ou direitaAntes de fazer estas manobras, tenha certeza que você está na pista correta.

Nas avenidas exite pelo menos uma faixa especial para a conversão à esquerda, sendo obrigatório que o veículo esteja neste local apropriado.
Como esperado, estas faixas localizam-se à esquerda das pistas. Uma vez nestas faixas, a conversão é obrigatória e o motorista não pode simplesmente mudar de idéia e ir reto ao invés de virar.

Da mesma forma, em muitas avenidas existem faixas especiais para a conversão à direita, que localizam-se à direita da pista, claro.

Como citado no item 5, lembre-se que é possível convergir à direita ainda com o sinal vermelho.

 


Conheça as estradas dos EUA! Entenda os números usados para nomeá-las e o que significa cada uma.

 

Comentários  

Os comentários abaixo são de total responsabilidade dos autores, e não representam a opinião do Vegas Brazil.
Authors are integrally responsible for their comments below, and those do not represent Vegas Brazil's opinion.
 
+3 #8 Lwanny 23-10-2012 13:12
:D valeu
Citar
 
 
-1 #7 Evelyn Pauline Bortolanza Lagni 31-08-2012 00:14
muita gente vira quando tem a plaquinha No turn on red. muita gente nao respeita
Citar
 
 
0 #6 Paula 06-07-2012 23:19
Otimas informacoes!!
Citar
 
 
-3 #5 jaisson luis abbud 09-01-2012 20:58
O livro em espanhol é a melhor opção pra quem ainda não fala ingles ou nao entende o que le em ingles. Cheguei nos Estados unidos em 93 peguei o livro e li todo pra aprender as regras de transito.Na minha opinião *MALANDRO nos EUA é o que anda na linha*,então realmente aprender o que o livro ensina é uma meta que todos temos que ter pois assim evitamos multas e erros no transito.
Citar
 
 
-2 #4 Raquel . 22-12-2011 18:31
Tatiani, estude o livro diretamente em espanhol que nao tem erro. Fica mais facil lembrar e ver que a prova e' exatamente com as palavras do livro. Eu tambem nao falava bem quando cheguei aqui e foi super util pra mim.
Olha o manual em espanhol:
http://www.dmvnv.com/pdfforms/dlbooksp.pdf
Espero que ajude e boa sorte!
Citar
 
 
-1 #3 Evelyn Pauline Bortolanza Lagni 20-12-2011 23:38
a melhor coisa pra aprender sobre o transito eh estudando o licrinho do DMV e fazendo o teste.. tive que fazer 3 vezes.. deu pra decorarrr! hauhuahhauha
Citar
 
 
0 #2 Ana Regina Silva 10-12-2011 22:54
No Craigs list tem instrutures de direção que falam espanhol, mas nem sei se compensa. Quando cheguei aqui eu também não sabia inglês muito bem e fiz minha prova em espanhol. Não passei na primeira vez mas depois eu devorei o livro em espanhol e passei tranquilamente. Se você não ler e entender o que está lendo, ouvir a pessoa falando não vai resolver muito, só gastar dinheiro a toa.
Estude o livrinho, leia várias vezes e faça a prova. As questões são exatamente como está no texto, não tem erro!
Citar
 
 
-1 #1 TATIANI OU JOSHUA 09-12-2011 22:02
no momento tenho estudado para fazer o teste,mas to tendo dificuldads porq so oferecem a prova em ingles e espanhol,como eu ainda estou aprendendo ingles,estou estudadndo em espanhol,pq domino melhor.gostaria de saber se tem alguma alto escola em espanhol ou em portugues em las vegas me ajudar tanto no teste por escrito como no teste drive?agradeco.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Facebook