Monument Valley: uma reserva natural famosa das telonas!

Big Bear Lake: a estação de esqui perto de Vegas!
19/12/2014
Downtown Container Park: diversão sustentável é aqui!
10/01/2015

Monument Valley: uma reserva natural famosa das telonas!

O Monument Valley é uma das regiões mais fotografadas dos Estados Unidos. Sua beleza natural é mundialmente conhecida e já foi cenário de diversos filmes de Hollywood. Situado na reserva dos índios Navajos, na costa oeste americana, o endereço atrai diversos turistas que tem o mesmo objetivo: conhecer o novo!

Um dos motivos de maior curiosidade, o nome do lugar já desvenda, o “Vale do Monumento” abriga exatamente uma montanha rochosa que significa "As Quatro Esquinas" em português. Bem didático, a nomenclatura foi dada justamente porque o monumento fica situado não apenas em um estado e sim, em quatro estados ao mesmo tempo, sendo eles: Utah, Colorado, Novo México e Arizona.

O território ficou famoso por ser fundo de muitos filmes marcantes, como De Volta para o Futuro 3, Forrest Gump, Easy Rider e Missão Impossível 2. Mas o começo dos holofotes na região veio de antigamente, principalmente pelas gravações dos filmes de cowboys do diretor John Ford, tendo como ator principal o galã da época John Wayne.

Além de servir como “cenário” para longas de Velho Oeste e demais generos, outra característica marcante do Monument Valley são seus morros de arenito, chegando a alcançar 305 metros de altura, ideal para cliques e registros históricos.

Este grande vale possui obras-primas de arenito que se elevam a uma altura de 400 a 1.000 pés. Enquadrado por nuvens cênicas lançando sombras que graciosamente vagueiam o chão do deserto. O ângulo do sol acentua essas formações graciosas, proporcionando paisagens simplesmente fascinantes.

A paisagem impressiona, não só pela sua beleza, mas também pelo seu tamanho. Os penhascos frágeis de rocha cercam quilômetros de formações sedimentares, arbustos, árvores e areia trazida pelo vento, todos esses elementos compõem as cores magníficas sobre o vale.

 

Fique sabendo

Mais do eu uma área protegida, com mais de 17 milhões de acres, essa é uma região de território indígena do povo Navajo. Diferente de outros sistemas de parques de reservas naturais, esse é um lugar onde as “leis” são formadas e aplicadas pelos próprios índios.

O importante de ser focado, é que ao entrar nesse solo, as regras e políticas estabelecidas por eles, precisam ser seguidas. Os itens que mais são exclamados giram em torno da preservação de suas tradições, sua língua nativa, estilo de vida harmonioso com a terra e a valorização do artesanato local.  Logo, os tópicos acabam indo ao encontro das atividades que os turistas procuram e querem ver na região: o dia a dia dos índios e da natureza sem interferência do mundo moderno.

Observação: O Navajo Parks and Recreation Department, como é chamada as áreas de posse dos índios, é conhecido como um programa de longa data, criado em 1964.
 

Principais atividades

Tirando a parte separada no fim do passeio destinada para comprar de vários artesanatos lindinhos feitos pelas índias nativas, o legal é aproveitar essa oportunidade para explorar toda região e seus encantos em meio a uma arte rupestre e estruturas antigas de cair o queixo, datada de 1.200 a.C, dos povos de Anasazi que são extraordinárias.

Esse momento de clima “Indiana Jones” pode ser feito de várias formas, basta você ver o que melhor se encaixa com sua vontade. Entre as opções permitidas, você pode fazer trilhas de bicicleta que atravessam as montanhas e cânions do sudeste de Utah, ou se você gosta de apreciar cada detalhe em uma caminhada, você pode andar pelas rochas e se aventurar com um guia local, aprendendo a história, direto pela boca de um nativo. Não tem melhor forma de aprender do que essa, não acha?

Outros passeios sugeridos e, aliás, com alto número de procura, é o voo de balões, que fazem o passeio por toda região através dos ares calmos da área.  E para os que querem entrar de vez no clima de faroeste, as trilhas a cavalo são incríveis para a experiencia ser mais intensa do que nunca.

 

Clima

O Monument Valley embora esteja situado também em um deserto, diferente de Las Vegas, a temperatura no verão não é tão rigorosa quanto se pensa. Por estar localizado em uma região de aridez e alta altitude o calor deixa de ser tão agressivo.

O refugio apresenta uma média de aproximadamente 54 dias acima dos 32 ° graus,  anualmente, a elevações no verão raramente excede a marca dos 38 ° graus. No período da noite, o verão também é generoso, mostrando temperatura fresca. Nos invernos a elevações do dia é geralmente acima de zero, mesmo assim, as temperaturas abaixo de -18 ° graus são incomuns.

 

 

Hospedagem

Pensando em extender o turismo pela região? Saiba que o lugar está pronto para receber você com bastante conforto!

Inaugurado em dezembro de 2008, o The View Hotel é uma empresa de propriedade exclusiva dos índios Navajo localizado dentro do parque Navajo Tribal em Monument Valley.

O complexo oferece acomodações que atendem as necessidades de visitantes de todo o mundo. Os três andares decorador com elementos nativos americanos autênticos, fornecem 95 quartos, cada um com uma varanda de frente para a beleza natural das rochas. No piso superior os  quartos do pacote Star View, trazem vistas inesquecíveis para as estrelas, servindo como local perfeito para fotografar paisagens sem sair do conforto da seu quarto. 

Comodidades: acesso sem fio à Internet, sala de conferências, centro de fitness com vista para o pôr do sol, TV de tela plana nos quartos. Também estão incluídas cafeteiras nos quartos, com café orgânico e chá, além de uma micro-geladeira e um microondas.

 

Endereço:
Bldg. 36A E. Hwy. 264 @ Route 12
Window Rock, AZ 86515

Atendimento Vegas Brazil:
Para reservar tours de atrações não deixe de entrar em contato com a gente! ([email protected])

 

 

Foto: Divulgação/Internet

Texto: Alice Camargo

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *